Sim e não, pois na verdade as unhas são constituídas por células mortas de queratina, então não tem necessidade de respirar, mas ficam ressecadas e quebradiças quando passam muito tempo abafadas pelo esmalte.
Por mais que a queratina das unhas esteja morta, ela ainda precisa de cuidados. O uso excessivo de esmaltes e acetona pode levar a unhas desidratadas, o que pode causar o enfraquecimento das mesmas.
Leia o post: Unhas fracas: Veja 3 possíveis causas
Esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído causam o desgaste das unhas. Por isso, é importante que fiquem ao menos uma semana por mês deixe as unhas sem esmaltes. Sete dias longe de esmalte e da acetona ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que as unhas quebrem com facilidade.
Para quem não aguenta ficar uma semana longe dos esmaltes, tirar um dia antes da nova pintura e hidratar as unhas já ajuda.
Além disso o esmalte impermeabiliza e bloqueia a absorção de qualquer substância, o que por um lado protege de agressões externas dos produtos de limpeza, por exemplo, mas também pode tornar as unhas quebradiças e ressecadas por não permitir a hidratação.
Então a dica é:
Deixar as unhas sem esmaltes por pelo menos 24 horas, tirar o esmalte um ou dois dias antes de ir a manicure permite que as unhas recuperem a hidratação natural.
As fibras das unhas precisam ser hidratadas assim como nosso cabelo e pele. Sabemos como é difícil resistir a tantas cores incríveis de esmaltes, mas tente deixar suas unhas livres pelo menos uma vez por mês, principalmente as unhas dos pés que ficam mais abafadas por causa dos sapatos.
E não se esqueça de hidratar as unhas e as cutículas sempre, uma boa opção para essa hidratação é a pomada Bepantol (pomada para bebês), ou hidratantes como o Mira Cuticle do Avon.
Cuidando de suas unhas com carinho e uma manicure os resultados serão surpreendentes.