A micose de unhas, ou onicomicose, pode ser percebida por manchas brancas ou amarelas sob a ponta, unhas mais grossas, escamadas, frágeis ou até esfarelando.
Sapato fechado e esmaltes escuros só pioram a micose nas unhas. Se usar sandálias e deixar as unhas sem esmalte está fora de cogitação pra você é bom repensar seus hábitos se quiser se livrar desse problema. O esmalte impermeabiliza a unha e impede a penetração de qualquer medicamento.
A micose nas unhas pode aparecer por diversos motivos:em chuveiros e banheiros públicos, saunas, compartilhar toalhas, botas, meias e luvas, uso de instrumentos de manicure não esterilizados, etc. Até mesmo usar sapatos apertados que pressionam os dedos provocando o espessamento de queratina sob as unhas, facilita o aparecimento da onicomicose.
Como prevenir micose de unhas
Sendo assim, uma das formas de prevenção é sempre questionar sua manicure se o material que ela usa é descartável e esterilizado corretamente, ou melhor ainda manter seu próprio kit manicure com alicate e espátula para cutículas.
Micose de unha não é como a micose de pele, nem o tratamento é o mesmo.
Como o contágio se dá por contato, é possível que uma unha infeccionada transmita o problema para as outras, tanto nos pés quanto nas mãos, embora a dos pés seja mais comum.
Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
O tratamento adequado só pode ser receitado por médicos, geralmente incluem medicação oral e tópica. Alguns hábitos podem ajudar, como manter unhas infectadas limpas, secas e sem esmalte durante todo o tratamento.
A manicure tem que passar segurança e se preciso mostrar todo procedimento de esterilização dos materiais a cliente. Principalmente no atendimento a domicílio é importante ter seu próprio kit manicure, ou exigir que sua manicure desembale o material estéril na sua frente.
Se você tem problema com micose de unha, procure um podólogo ou um dermatologista mais próximo de você