Sempre que começa a doer o canto dos dedos dos pés dizemos por costume que são unhas encravadas, mas na verdade as pessoas confundem unha encravada com excesso de peles e cutículas nos cantos das dedos, porque também são incomodas e causam desconforto.
Unha encravada é um problema mais sério do que o excesso de peles e cutículas. Muitas pessoas gostam de pedir para que a manicure mexa nos cantinhos das unhas, ou até que cutuque para ver se ficou algo para trás. Mas essa prática pode ser prejudicial para a saúde da unha.
O trabalho da manicure/pedicure é o de embelezamento e limpeza das unhas. Desencravar unhas, entre outros problemas que causam desconforto nos pés é um trabalho que cabe aos podólogos ou médicos. Às vezes o cliente não sabe diferenciar e acha que a manicure só é boa quando cutuca, mexe nos cantinhos ou afunda a cutícula.
Quando a pessoa já tem um problema como unha encravada, ou já tem a curvatura mais acentuada devido ao modo de pisar, exige um tratamento mais sério com a podóloga e o tratamento com a fibra, o que exige materiais e conhecimentos específicos, que a manicure não possui.
A manicure/pedicure quando é profissional responsável não vai tentar desencravar unhas pois tem consciência que pode agravar o problema por não possuir os conhecimentos adequados.
O formato das unhas contribui para que elas encravem.
As unhas das mãos também encravam, com menor frequência que as unhas dos pés. No caso das unhas das mãos o formato do corte não influencia muito. Mas o formato ovalado é a melhor opção para quem tem unhas fracas e quebradiças, embora o formato mais usado ultimamente tenha sido o quadrado.
No caso das unhas dos pés, o formato quadrado é o ideal, nunca faça aquele cantinho arredondado. Quando ele cresce, a unha vai entrando na pele e a unha pode encravar. Para evitar problemas em casa ao cortar as unhas, corte sempre em formato quadrado e depois acerte o formato com a lixa.
Excesso de peles e cutículas nas laterais dos dedos podem ser retirados de forma adequada por uma pedicure, mas se a questão for mesmo unhas encravadas procure um profissional que estudou e tem condições de resolver o problema e não agravá-lo.